adsense

11 de nov. de 2010

Enem, a culpa é de quem?

A notícia do "momento" é o Enem que foi um verdadeiro fiasco com alguns alunos, a falta de organização e de revisão causou um verdadeiro estrago no país onde a oportunidade de muitos vão se perder com esse "Fail"
enemDD
Rapaz, que caneta bunitinha!
Ontem estava eu na aula de laboratório de química. A professora ela sempre faz algum comentário antes de começar a aula propriamente dita, foi que então ela disse: "Cuidado com o que a mídia (Ex: Globo, Veja, Record, Folha de São Paulo...) diz, o Enem existe a muito tempo e só a dois anos eles resolveram falar dele"
Com esse comentário super sensato e inteligente, eu fiquei pensando e consegui ligar as peças. Vou explica-los porque o Enem sempre vai falhar, tentem ler com a maxima atenção o possível pois é meio complicado explicar claramente.


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil para avaliar as notas dos estudantes que estão terminando o ensino médio.

Até o ano de 2008 o Enem que neste ano teve 4.018.070 inscritos (600 mil a menos do que de 2010) só era usado para algumas universidades particulares e principalmente para ganhar pontos para o ProUni, que é para ganhar bolsas parciais ou integrais em universidades.

A partir do ano de 2009 o Exame Nacional começou a ser usado em algumas universidades Federais.
Todos nós sabemos que o nível de dificuldade do Enem é bem Inferior a qualquer prova em qualquer universidade Federal, e também sabemos que a maioria dos alunos nas Faculdades do Governo são de maioria de origem na classe média Alta por causa de sua origem "humilde" nas melhores escolas particulares da cidade.

Antes de continuar a ler tente fazer a ligação do que a mídia está falando, com as falhas do Enem e os garotos ricos....
 
Não conseguiu? Vou tentar explicar:
Vamos levar como exemplo a globo como a mídia para persuasão de mentes inocentes...
Como eu já disse, antes somente a elite era a maioria nas universidades, onde a "Elite" inclui políticos de direita, mídias em geral (revistas, Jornais, etc) e empresários.

Bem, com o uso do Enem como prova para ingressar nas universidades ou pelo menos na segunda etapa como é de exemplo a UFMG, mais pessoas de classe baixa tem oportunidade de ingressar na universidade no lugar dos "ricos" tanto pelo nível da prova que é bem baixo comparado com o de uma universidade federal. A "elite" não gostando nada disso, usa os meios de comunicação para que o país fique com o sentimento de que o Enem não é uma boa coisa, fazendo com que as universidades federais voltem a fazer provas próprias para beneficiar os mais ricos...

Eu sei que parece ser uma teoria de conspiração mas infelizmente é uma verdade muito dura, não duvido nada que a prova pode ter sido forjada, roubada como no ano de 2009 por pessoas que foram contratadas pela "elite"

Comentem sobre isto e até mais.

2 comentários:

  1. Caro Rafael, bom dia, concordo com o que parece ser um apelo tanto quanto exagerado sobre a questão do ENEM junto a mídia, porém, esse argumento marxista de que a "elite" de que a "direita" isso e aquilo é falaciosa. Nunca no Brasil a dita "esquerda" esteve de mãos tão dadas com os preceitos "de direita". O empresariado nunca esteve tão ao lado de um governo de "direita" quanto está ao lado deste governo de "esquerda" que temos. É só observar quem foram os doadores da campanha da presidente eleita Dilma Roussef, perceberás que alguns ministérios serão entregues a desconhecidos da população, porém grandes empresários que conquistarão tais postos por terem "comprado" a posição de ministro.
    Agora voltando ao ENEM, mesmo concordando com o fato de que a mídia está exagerando, devemos lembrar que UNIVERSIDADES SÃO PÓLOS DE EXCELÊNCIA HUMANA e não parques de inclusão! Devemos equalizar pelo topo do conhecimento e não pela sua base. Por que dessa forma não estaremos melhorando nossa sociedade, somente aumentando vertiginosamente a vergonha que é o despreparo observado e presenciado por todos nós de nossos acadêmicos e profissionais com titulação superior.
    Portanto, o descontentamento é daquele jovem despreparado e isso serve tanto para pobres quanto para ricos.
    Em tempo, antes que possa pensar que sou "filho de pai rico", estudei em universidade particular a duras penas, por não ter tido condições de continuar a fazer cursos preparatórios para prestar um vestibular em universidade pública.

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito obrigado mesmo pelo seu comentário, muito inteligente por sinal.

    Bem, eu no texto falei da direita meio que como todo o meio da política que querendo ou não, a esquerda não é mais um conjunto de pessoas nacionalistas (quase socialistas mesmo) e sim um grupo de oposição ao governo.

    Bem, eu não sei o que aconteceu na época para que o Enem passasse a ser usado nas universidades, e nem de quem foi a ideia, mas no texto eu quis passar principalmente para os jovens mais desavisados que foram na onda da mídia para xingar e torcer para que no ano que vem o Enem não seja mais usado para universidades federais.

    E também é um apelo para que as pessoas caiam na real e vejam que muito coisa que existe hoje tem algum propósito, isso inclui as novelas, jornais e todo meio de dominação psicologica me entende?

    Fiquei muito triste mesmo por este post não ter dado repercussão como eu esperava, preferia mil vezes esse post ganhando 2000 visitas em um dia no ocioso no que do "bacon" que deve ganhar mais de 10 mil hoje P:

    Até mais, espero que volte.

    ResponderExcluir

Comente, é legal, é fácil, e vai me motivar ;D
Eu leio todos (:, recebo-os pelo e-mail e fica prático para mim.
Mas, respeite as regras:
- Não fale palavrões (mentira, eu deixo)
- Não faça comentários ofensivos, ou irei apaga-los
- Se quiser fazer propaganda de seu blog, os comentários NÃO é o lugar correto. Nenhum tipo de propaganda é aceito, mesmo com um comentário gigantesco e construtivo, se tiver links de websites que não acrescentam nada ao conteúdo eu irei remover.

Todos os comentários são aceitos automaticamente, mas eu irei le-los e me reservo no direito de apaga-los.

Faça bom uso!